terça-feira, 25 de agosto de 2009

O Fascismo e o Pós-1ª-Guerra.

Sabendo que a própria formação do Estado alemão está fortemente ligada ao militarismo, é possível relacionar um período de crise posterior à uma guerra do porte da 1ª Guerra Mundial ao levante de novos ideais políticos num país como a Alemanha das décadas de 1910~1920.
Não obstante, a exportação desses ideais à outros países através da congruência de fatores sociais e culturais também ocorreu, na Itália.
Tais ideais eram a base do que chama-se o Fascismo.
O que ambos os países tinham em comum no fim da guerra era o sentimento de terem sido traídos.
A Alemanha sai derrotada da 1ª Guerra, e não bastasse a crise econômica que teria de enfrentar como perdedora, ainda é obrigada à assinar o Tratado de Versailles, assumindo perante seus cidadãos e perante os outros países que não mais era soberana como Estado. A população, ressentida com o ocorrido, é atraída, no meio da profunda crise que abala o país, por ideais nacionalistas que se baseiam na reestruturação militar e reascensão econômica da Alemanha.
A Itália, como se sabe, diferente da Alemanha, teria saído "vitoriosa" do confronto, porém as promessas que seus aliados haviam feito de privilégios econômicos e políticos não foram cumpridas, o que gerou no povo italiano também o sentimento de que haviam sido traídos.
O que se pode perceber é que quando um país "se sente" traído, ele tende à se organizar em torno de idéias contrárias à preservação da paz.
Nos dois países em questão havia a descrença no liberalismo tanto no nível econômico quanto no nível político. E o fascismo foi a proposta que emergiu para preencher esse espaço tanto na mente decepcionada dos alemães quanto dos italianos. Faz sentido entender como o fascismo ascendeu porém é muito difícil digerir o fato de que seja possível seres humanos se apoiarem ideais como os que o fascismo apoiou/apóia, mesmo que em circunstâncias como as que estavam, de pós-guerra, e crise.

É a resposta de uma questão do Lizânias, espero que contribua, mas não só no sentido de completar uma tarefa escolar, mas para que reflitam um pouco sobre a influência das circunstâncias sobre as decisões que os seres humanos tomam, para que não sejamos nós acometidos por tomadas de consciência tardia de decisões que tenhamos efetuado, por estarmos num estado de crise, seja ela interna ou econômica, ou simplesmente por desatenção ou falta de vontade de perceber o mundo à nossa volta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário